Coordenação da UAB/UNIFESP acompanhou visitas de avaliação dos polos do Sistema UAB.


Coordenação da UAB/UNIFESP acompanhou de 10 a 13/03 as visitas de avaliação dos seguintes polos do Sistema UAB: São José dos Campos, Cubatão, Barueri e Porto Feliz. Os coordenadores acompanharam o avaliador da UAB/CAPES, César Alfredo Cardoso (UTFPR).


UAB/UNIFESP participa do 7o Encontro Nacional de Coordenadores do Sistema da Universidade Aberta do Brasil.


A Coordenação da UAB na UNIFESP participa, nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro de 2014 do 7o Encontro de Coordenadores da UAB, realizado na CAPES em Brasília. A UNIFESP foi representada pelo Prof. Dr. Luciano Gamez, coordenador e pelo Prof. Dr. Cicero Inacio da Silva, adjunto. O evento tem como objetivo apontar as metas e os novos processos de gestão de projetos junto ao Sistema e a CAPES. O Encontro também prevê a eleição da Presidência do Fórum de Coordenadores UAB.


UNIFESP esteve presente no Marco Inaugural dos Polos da Universidade Aberta do Brasil no Município de São Paulo.


A UNIFESP esteve presente no Marco Inaugural dos Polos da Universidade Aberta do Brasil no Município de São Paulo. O evento foi realizado no dia 11 de fevereiro de 2014 na Praça das Artes, região central de São Paulo e contou com a presença do prefeito do município, Fernando Haddad, do Secretário Municipal de Educação, Cesar Callegari, da Profa. Joane Vilela, secretária-adjunta de Educação no município de São Paulo, do Ministro da Educação José Henrique Paim, do Presidente da CAPES, Jorge Almeida Guimarães e da Reitora da UNIFESP, Profa. Dra. Soraya Soubhi Smaili. O secretário de Educação a Distância, Alberto Cebukin e os coordenadores da Universidade Aberta do Brasil na UNIFESP, Profs. Drs. Luciano Gamez e Cicero Inacio da Silva também estiveram presentes, bem como os coordenadores dos polos da UAB nos CEUs.


Ato de Sanção do Projeto de Lei que cria a Universidade Aberta do Brasil no município de São Paulo.


Em evento realizado no dia 04 de novembro, na Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad sancionou o projeto de Lei nº502/13 que dispõe sobre a implantação da UAB em São Paulo.


A Unifesp marcou presença no Ato de Sanção do Projeto de Lei que cria a Universidade Aberta do Brasil no município de São Paulo. O evento foi realizado no dia 04 de novembro, na sede da Prefeitura, e contou com a presença do prefeito da cidade, Fernando Haddad, do Secretário Municipal de Educação, Cesar Callegari, da Profa. Joane Vilela, secretária-adjunta de Educação no município de São Paulo, e do Prof. Javier Amadeo, assessor de Gabinete (representando a reitora da Unifesp, Profa. Dra. Soraya Soubhi Smaili ). O secretário de Educação a Distância, Alberto Cebukin, e o Prof. Luciano Gamez, coordenador da UAB/Unifesp, também estiveram presentes, bem como os coordenadores dos polos da UAB nos CEUs.



Cesar Callegari, Fernando Haddad, Joane Vilela e Javier Amadeo

Universidade Aberta do Brasil/UNIFESP visita Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB) para abertura de um Polo UAB junto à CAPES


Os coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da UNIFESP visitaram no dia 29/10/2013 a Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB), que está pleiteando a abertura de um Polo UAB junto à CAPES. Os Coordenadores foram acompanhados da Pedagoga da UAB, Monica Martins e conheceram as instalações, assim como estiveram reunidos com os gestores da fundação.



Equipe UAB/UNIFESP em visita à FIEB

Universidade Aberta do Brasil/UNIFESP abre edital para novas ofertas de cursos de graduação, especialização e extensão


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Sistema da Universidade Aberta do Brasil na UNIFESP, anunciou no dia 25/10/2013 a abertura da chamada de novas propostas ou reofertas de cursos de Graduação, Especialização e Aperfeiçoamento por meio do Sistema UAB que poderão ser ofertados nos 71 Polos UAB/UNIFESP distribuídos por todo o país.



Fluxo de envio de projetos UAB


As propostas deverão ser enviadas para a coordenação da UAB na UNIFESP seguindo os critérios descritos na Chamada UAB Nº 03/2013/Articulação de Cursos no Sistema UAB (2014.1/2014.2). Para a execução das propostas aprovadas, a CAPES investirá recursos próprios, no período de até cinco anos de execução, nas seguintes categorias de fomento:
a) Custeio: diárias de pessoal civil; passagens; material de consumo; serviços de terceiros, pessoa física; serviços de terceiros - pessoa jurídica; e
b) Bolsas, nos termos da legislação vigente.


É importante ressaltar que as propostas de reofertas de cursos já existentes também precisam ser apresentadas e que o contato com os Polos para ofertas deve ser formalizado antecipadamente.


Mais informações sobre propostas, processo de envio de projetos e demais documentos necessários à submissão de ofertas ou reofertas, favor enviar e-mail para a Secretaria da UAB na UNIFESP - This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it . O prazo final para envio dos projetos é 13 de novembro de 2013.
Making of das filmagens dos materiais didáticos do PREVINA da UNIFESP.


Aconteceu nos dias 01 e 04 de outubro de 2013 a filmagem realizada pela equipe de audiovisual da Universidade Aberta do Brasil UAB na UNIFESP. Foram produzidas e gravadas as principais cenas que farão parte dos materiais didáticos do curso PREVINA (Prevenção ao Uso Indevido de Drogas).



O PREVINA é um curso de Especialização em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, é uma proposta do CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas), apoiada pela UAB da UNIFESP e financiado pela CAPES, que será desenvolvida em universidades federais do Brasil, sobre a temática da prevenção ao uso indevido de drogas. O objetivo principal do curso é proporcionar diferentes perspectivas teóricas e científicas sobre o fenômeno do “uso de drogas” e, a partir do embate de distintas abordagens epistemológicas, desenvolver uma reflexão mais profunda sobre o tema, evitando, com isso, a disseminação de uma concepção de viés emocional e/ou ideológico e, ainda, o empobrecimento das análises acerca deste fenômeno complexo.



O CEBRID ( http://www.cebrid.epm.br/index.php) é o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, que funciona no Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). É uma entidade sem fins lucrativos e existe exclusivamente para ser útil à população. Para cumprir esta função, o CEBRID organiza pesquisas e reuniões científicas sobre o assunto drogas, publica livros e levantamentos sobre o consumo de drogas entre estudantes, meninos de rua, etc., mantém um banco de trabalhos científicos brasileiros sobre o abuso de drogas e publica boletins trimestralmente. (informações retiradas do site de divulgação do CEBRID em 10 de outubro de 2013).
1º Seminário de EAD aponta grandes perspectivas de crescimento e o aprimoramento constante desta modalidade na Unifesp.


O 1º Seminário de Educação a Distância: Diretrizes para a implantação de cursos na UAB UNIFESP ocorrido em 19/09/2013 foi contemplado com inúmeros convidados ilustres que contribuíram para vislumbrarmos os futuros da EAD na UNIFESP, compartilhando inúmeras experiências, apresentações e discussões que puderam confrontar os planejamentos institucionais e a diversidade aplicada na condução prática e efetiva de cursos que puderam ser compartilhadas por seus coordenadores. Foram demonstrados os benefícios que as instituições públicas federais podem oferecer, por meio do Sistema UAB, aos alunos que apresentam necessidades de acolhimento e possibilidades de estudos e desenvolvimento pessoal e profissional em todo o território nacional.



Composição da mesa: João Carlos Teatini, Soraya Soubhi Smaili, Valeria Petri e Joane Vilela Pinto

Na cerimônia de abertura estava presente o diretor de educação a distância da CAPES, João Carlos Teatini , a secretária adjunta de educação do município de São Paulo, Joane Vilela Pinto, a reitora e a vice-reitora da UNIFESP, Soraya Soubhi Smaili e Valeria Petri, o secretário da SEAD, Alberto Cebukin, e os coordenadores da UAB na UNIFESP, Luciano Gamez e Cícero Inácio da Silva.



Secretária Adjunta Joane Vilela Pinto

A manhã do evento teve início com a secretária adjunta da Prefeitura de São Paulo, Joane Vilela Pinto, que ressaltou a satisfação e a importância da aproximação entre a prefeitura e a UNIFESP no oferecimento dos cursos na modalidade EAD que serão oferecidos nos 18 (dezoito) CEUs existentes em São Paulo.



Reitora Soraya Soubhi Smaili

A reitora e vice-reitora Soraya Soubhi Smaili e Valeria Petri, ressaltaram a importância e valorização da EAD na UNIFESP e o apoio que a instituição está evidenciando junto a SEAD.



Prof João Carlos Teatini

O professor João Carlos Teatini (CAPES) iniciou sua fala apontando as razões e as necessidades da implantação da EAD no Brasil e lembra o início da UAB em 2006 com os primeiros cursos oferecidos em 2008 pela UAB UNIFESP. Reforçou o papel prioritário do Sistema UAB na formação dos professores em exercício e apontou um crescimento em torno de 300.000 alunos nos últimos 5 anos. Reforça o grande interesse do Sistema UAB no desenvolvimento de novos programas educacionais de panorama nacional, salientou também a importância em se pensar uma educação combinada que articule a educação presencial e a distância.



Profa Rita Maria Lino Tarcia

Na sequência, a profa Rita Maria Lino Tarcia (UAB DIS UNIFESP), apresentou pontos importantes que refletiram os cenários e as práticas de EAD no país.



Prof Cícero Inácio da Silva

No início da tarde, os coordenares UAB UNIFESP, Luciano Gamez e Cícero Inácio da Silva, apresentaram um detalhamento histórico da UAB na UNIFESP, os parâmetros, questões e fluxos do sistema UAB na universidade e apontaram os 06 (seis) cursos em andamento na UNIFESP: Especialização em Gestão de Enfermagem, Gestão em Saúde, Cuidado Pré-Natal, Saúde Indígena, Educação Ambiental e Informática em Saúde. Apresentaram também os cursos que estão em planejamento e desenvolvimento: Gestão Pública e Gestão Pública Municipal, Educação em Direitos Humanos, Genero e diversidade na escola, Prevenção e uso indevido de drogas e Ensino de Filosofia. Os coordenadores também apontaram alguns importantes desafios como a institucionalização da EAD na UNIFESP e as ofertas de graduação e pós-graduação strictu sensu.


Apresentação em pdf dos Coordenadores UAB


Na continuidade, os coordenadores de cursos da UAB UNIFESP, apresentaram a gestão e a implantação de seus respectivos cursos na universidade.



Profa Paola Zucchi

A Profa Paola Zucchi, coordenadora do curso de especialização em Gestão Pública em Saúde, apresentou o início do curso na modalidade EAD na UNIFESP que aconteceu em 06 polos ofertado para 300 alunos e procurou detalhar os procedimentos de inscrição, seleção e formação dos alunos, analisando, dentre alguns pontos, o perfil de alunos, características dos materiais didáticos e aspectos que foram aperfeiçoados até a oferta do curso atual.


Apresentação em pdf do Gestão Saúde Pública



Profa Isabel Cristina Kowai Olm Cunha

O curso de especialização em Gestão de Enfermagem, também foi brilhantemente apresentado pela Profa Isabel Cristina Kowai Olm Cunha que relatou o início do curso ofertado em 11 polos num total de 550 vagas destinados aos alunos que prioritariamente necessitavam desenvolver sua qualificação profissional. Dentre os pontos importantes desenvolvidos, a coordenadora ressaltou a participação, qualificação, acompanhamento dos tutores presenciais e a distância, bem como a criação de aulas mais interativas.


Apresentação em pdf do Gestão Enfermagem



Profa Claudia Barsottini

A Profa Claudia Barsottini, coordenadora atual do curso de Informática em Saúde, relatou rapidamente o histórico do curso na universidade e ressaltou os principais aspectos de análise e características de desenvolvimento do curso em oferta atual.



Profa Lavínia Santos Oliveira

O curso de especialização em Saúde Indígena, curso único na América Latina, foi apresentado pela coordenadora Profa Lavínia Santos Oliveira que atualmente apresenta 250 alunos matrículados na oferta atual, abordou pontos muito importantes que podem fortalecer a modalidade EAD na UNIFESP: ambientes de trocas de experiÊncias pelos tutores, um maior número de encontros presenciais com os alunos, aprimoramento da ferramenta “fórum” nos ambientes virtuais de aprendizagem favorecendo a construção do aprendizado coletivo, inserção de maior número de vídeo aulas e webconferências.


Apresentação em pdf do Saúde Índigena


No encerramento, os coordenadores da UAB UNIFESP, abriram as questões ao público e, junto aos coordenadores, as questões e trocas de experiências foram contempladas, evidenciadas e valorizadas para a criação e o direcionamento do 2º Seminário de Educação a Distância que acontecerá num próximo momento oportuno.
Confirmada presença de Fernando Haddad e João Carlos Teatini (CAPES) no 1o Seminário de Educação a Distância: Diretrizes para a implantação de cursos na UAB UNIFESP.


Estão confirmadas as presenças amanhã, dia 19 de setembro, no anfiteatro do prédio da Reitoria (térreo) do diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), João Carlos Teatini, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, a reitora da UNIFESP, Soraya Soubhi Smaili, e a vice-reitora, Valeria Petri. Estarão presentes também o Secretário de Educação a Distância (SEAD), Alberto Cebukin, bem como os coordenadores da UAB UNIFESP, Luciano Gamez e Cícero Inácio da Silva.


Neste 1º Seminário de Educação a Distância: Diretrizes para a implantação de cursos na UAB UNIFESP serão discutidos a implantação do ensino a distância (EAD) no Brasil, os avanços e conquistas, com evidência ao crescimento das universidades federais e a experiência compartilhada de coordenadores dos cursos da UAB na UNIFESP. O encontro acontece das 8h00 às 18h00, e o horário do credenciamento para participação no evento é das 8 às 8h30 no local.


Após as apresentações o seminário será aberto ao público interessado nas principais considerações e orientações para as diretrizes de implantação e submissão de projetos educacionais no âmbito da UAB UNIFESP.


Para conhecer a programação completa do evento, acesse:
http://portaluab.unifesp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20&Itemid=43#25
UAB UNIFESP participa do FÓRUM de Coordenadores UAB na Universidade Federal da Paraíba (UFPB)


Os Coordenadores UAB na UNIFESP, Luciano Gamez e Cícero Inácio da Silva, estão presentes, nos dias 16 e 17 de setembro de 2013, no Auditório da Unidade de Educação a Distância da Universidade Federal da Paraíba (UFPB Virtual) participando do Fórum de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil.



Estarão presentes também o Diretor de EAD da Capes, João Carlos Teatini de Souza Clímaco, e a Reitora da UFPB, Margareth Diniz.


Participarão cerca de 110 representantes das instituições vinculadas ao Sistema UAB discutindo por meio de Grupos de Trabalho (GTs) os seguintes temas: Institucionalização da EAD, Gestão Financeira e Gestão de Cursos, Polos, Sistemas de Gerenciamento e Materiais didáticos.


Segue link da abertura do evento, com a palavra o Prof. Teatini: http://bambuser.com/v/3922102
Inauguração do Polo Diadema com a presença de representantes da UAB UNIFESP


As novas instalações do Polo Diadema foi apresentada ao público no dia 23 de agosto de 2013 procurando atender as exigências da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e aprimorar as ofertas do Sistema UAB em Diadema.


Estiveram presentes na cerimônia o Prefeito de Diadema, Lauro Michels, o Secretário de Educação de Diadema, Marcos Michels, a Deputada Estadual, Regina Gonçalves, o Coordenador do Polo de Diadema, Fabio Gongora Freire, os representantes do Sistema UAB na UNIFESP, Luciano Gamez e Cícero Inácio da Silva, (Coordenador e coordenador adjunto UAB UNIFESP) e o representante da UNIFESP, campus Diadema, Igor Tadeu Lazzarotto Bresolin..



Fachada do Polo Diadema (Foto: Keila Macedo)
As novas instalações estão situadas no centro de Diadema à Av. Nossa Senhora das Vitórias, 249. O prédio conta com elevador, rampas de acesso e banheiros também adaptados para pessoas com deficiência. Conta também com laboratório de informática, sala de videoconferência, biblioteca e auditório com capacidade para 66 pessoas.


Segundo os Coordenadores da UAB UNIFESP, as instalações do novo edifício reforçam a busca da excelência e da qualidade que todos os envolvidos na EAD no Brasil procuram oferecer junto ao Sistema UAB, parabenizando a prefeitura de Diadema e a Secretaria Municipal de Educação, pela iniciativa e investimento que respaldam a qualidade dos cursos oferecidos pelas universidades parceiras.


O Polo inaugurado mantém em oferta oito cursos com 585 alunos matriculados e sete universidades parceiras: Gestão em Saúde (UNIFESP), Gestão em Enfermagem (UNIFESP), Pedagogia (UFSJ), Mídias na Educação (UFSJ), Planejamento, Implementação e Gestão da EAD (UFF), Novas tecnologias no Ensino de Matemática (UFF) e Tecnologias e Sistemas de Informação (UFABC).



Mesa inauguração polo Diadema
Da esquerda para a direita: Luciano Gamez (Sistema UAB UNIFESP), Regina Gonçalves (Deputada Estadual), Lauro Michels (Prefeito de Diadema), Marcos Michels (Secretário de Educação de Diadema) e Igor Tadeu L Bresolin (Representante UNIFESP campus Diadema).

Placa comemorativa polo Diadema
Da esquerda para a direita: Marcos Michels (Secretário de Educação de Diadema), Luciano Gamez (Sistema UAB UNIFESP), Lauro Michels (Prefeito de Diadema) e Regina Gonçalves (Deputada Estadual) junto a placa de inauguração do polo.
UAB UNIFESP e SEAD visitam Capes em Brasilia



Prof. Luciano Gamez (Coordenador UAB UNIFESP e Prof Alberto Cebukin (Coordenador SEAD UNIFESP)
Os professores Luciano Gamez e Cícero Inácio da Silva (Coordenador e Coordenador Adjunto UAB UNIFESP) acompanhados do Secretário de Educação a Distância (SEAD), Alberto Cebukin, estão reunidos hoje, (26/08/2013) com o Coordenador de Articulação Acadêmica na Universidade Aberta do Brasil (UAB), ligado a Diretoria da Educação a Distância, da CAPES, Marcello Ferreira.


Dentre os principais assuntos estão a formalização das novas ofertas de cursos, a ampliação da UAB UNIFESP, a parceria com a Prefeitura de SP e alguns assuntos gerais.



Prof. Cícero Inácio da Silva (Coordenador Adjunto UAB UNIFESP ) e Prof Luciano Gamez (Coordenador UAB UNIFESP)
Será tratada também a participação do Prof Teatini, no "1o Seminário UAB: Diretrizes para a implantação de cursos UAB UNIFESP", que acontecerá no auditório da Reitoria da UNIFESP no dia 19 de Setembro de 2013, a partir das 8h.
1º Seminário de Educação a Distância da Universidade Aberta do Brasil: Diretrizes para implantação de cursos na UNIFESP


Público-alvo: docentes, chefes de departamento, chefes de disciplinas, coordenadores de cursos de graduação (licenciaturas, bacharelados, tecnólogos), coordenadores de cursos de pós-graduação, extensão e interessados em EaD.


Anfiteatro do Prédio da Reitoria - Rua Sena Madureira, 1500 - Térreo


Dia 19/09Programação
8h00 até 8h30Credenciamento
9hAbertura:
- João Carlos Teatini - (Diretor de Educação a Distância da CAPES),
- Joane Vilela Pinto - (Secretária Adjunta de Educação do Município de São Paulo)
- Soraya Soubhi Smaili e Valeria Petri (Reitoras UNIFESP),
- Alberto Cebukin - (SEAD Unifesp)
10h30Intervalo
11h00 até 12h30Cenários e práticas de EaD
Profª Rita Maria de Lino Tarcia
12h30Almoço
13h30Apresentação da UAB/UNIFESP:
Coordenação UNIFESP
Prof. Luciano Gamez e Prof. Cícero Silva
14h30Relatos de Experiências de Cursos:
Coordenadores de curso UAB/UNIFESP
15h45Intervalo
16h00Submissão de Projetos de Cursos UNIFESP na UAB:
Aberto aos Coordenadores
Prof. Cícero Silva
18h00Encerramento


Inscreva-se aqui:
http://dpdphp.epm.br/acad/siex/php/main.php?page=INS&in=&opcao=ABR&acao=2&code=9111


Edital Nº 453/2013 – Processo Seletivo de Tutores para o Curso de Especialização em Informática em Saúde - 4º Resultado Preliminar da 1ª Fase


Retificamos o resultado divulgado em 14/08/2013 e divulgamos o 4º Resultado Preliminar da 1ª Fase ( clique aqui).


Convocamos os candidatos abaixo relacionados para entrega de documentos no dia 22/08/2013 as 9h (horário de Brasília), na Rua Sena Madureira, 1500 – Térreo - Sala 2 - Vila Clementino - CEP 04021-001 - São Paulo - SP.


Protocolo Nome
1001700028 ALEX ANDREAN SILVA BARBOSA
1001700074 ALISSA PERES PENTEADO
1001700119 CRISTINA IUSKOW
1001700067 FABIANA GONÇALVES
1001700134 GABRIELA DENISE DE ARAUJO
1001700059 GABRIELLA MARIA LIMA BEZERRA
1001700042 LUCIANA POSSATO CARREGARI
1001700089 MANOEL MESSIAS DE SOUZA
1001700124 MARIA CRISTINA BRAGA DE BORTHOLE PIERONI
1001700020 MARKUS WINNICYUS FERREIRA TELES
1001700116 MARTA CARVALHO DE LIMA
1001700039 MICHELLE ALCANTARA CAMARGO
1001700070 PAULA REGINA TAVARES VIEIRA
1001700143 REINALDO GIMENEZ
1001700032 SUZELY ALVES CAVALCANTE


De acordo com o Edital, ressaltamos que:
  • Todos os itens utilizados na pontuação da Ficha de Inscrição demandam comprovação documental, sob pena de ter sua classificação rebaixada ou mesmo ser excluído do Processo Seletivo. 
  • O candidato que não comparecer nas datas e horários previamente agendados, de qualquer uma das fases, será excluído do Processo Seletivo. 


Atenciosamente,  A Coordenação
Grupo de Trabalho entre Prefeitura de São Paulo e Unifesp discutem ações relacionadas a educação a distância


Em reunião realizada 12/07 na Prefeitura de São Paulo, a Unifesp e a Prefeitura oficializaram a implantação de um Grupo de Trabalho (GT) entre as instituições que discutirá questões relacionadas à área da educação a distância.



Dentre os presentes, compunham a mesa de trabalho o prefeito Fernando Haddad, o secretário municipal de educação Antonio Cesar Russi Callegari, a secretária adjunta Joane Vilela Pinto, o assessor técnico Fernando Almeida, a reitora e a vice-reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Soraya Soubhi Smaili e Valeria Petri, a chefia de gabinete Javier Amnadeo, o secretário de educação a distância da Unifesp Alberto Cebukin e o coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Unifesp Luciano Gamez. Com o objetivo de viabilizar a oferta de cursos a distância junto aos Centros de Educação Unificados (CEUs) localizados em São Paulo, o GT já apontou que a prefeitura está analisando e credenciando junto à Capes todos os 18 (dezoito) CEUs existentes como polos de oferta de cursos em São Paulo e, dentre estes processos de implantação o grupo de trabalho, procurará discutir e viabilizar de forma efetiva a oferta de cursos UAB / Unifesp em parceria com a Prefeitura de São Paulo nos pólos aprovados.



GT Prefeitura SP e UNIFESP
Da esquerda para a direita: Luciano Gamez (UAB Unifesp), Fernando José de Almeida (Diretor de Orientação Técnica), Cesar Callegari (Secretário de Educação), Fernando Haddad (Prefeito de São Paulo), Soraya Smaili e Valeria Petri (Reitora e Vice-Reitora Unifesp).


Foram discutidos ainda vários encaminhamentos a respeito dos Grupos de Trabalho conjuntos (Unifesp-Prefeitura):


GT Saúde: já em funcionamento
GT Educação: instituído e já iniciando os trabalhos
GT Bairro Universitário: regularização de imóveis
GT Zona Leste: está em ótimo andamento


O prefeito se comprometeu a dar todo apoio para implantação dos cursos de ensino a distância que a Unifesp irá assumir, bem como realizar a reforma do prédio do terreno do futuro Campus Zona Leste. Além disso, irá agilizar a escritura para que ainda este ano sejam transferidas as atividades de extensão que já estão em andamento e que darão início ao novo Campus.

Matérias linkadas:
- http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/comunicacao/noticias/?p=142988
- http://dgi.unifesp.br/sites/comunicacao/index.php?c=Noticia&m=ler&cod=4d8ee3ff
Prorrogação do Processo Seletivo de Alunos para o Curso de Especialização em Informática em Saúde


Atenção! Informamos que o término das inscrições para o Processo Seletivo de Alunos para o Curso de Especialização em Informática em Saúde foi prorrogado para o dia 16/08/2013, e que o Edital será retificado em breve para o acréscimo de 8 polos nos CEUs do Município de São Paulo. Ressaltamos, entretanto, que a incorporação desses polos está condicionada a formalização dos termos de cooperação e fomento entre os órgãos envolvidos.


Os candidatos que já se inscreveram poderão acessar o formulário de informações profissionais para alterar o polo, caso seja de seu interesse.


Divulgamos abaixo a localização dos novos polos.


Polo Endereço
CEU Jambeiro-SP Av. Flores do Jambeiro s/n - Jardim Moreno - CEP: 08430-810
CEU Alvarenga-SP Estrada do Alvarenga, 3752 - Balneário São Francisco – Pedreira - CEP: 04474-340
CEU Aricanduva-SP Rua Olga Fadel Abarca, s/n - Aricanduva - CEP: 03527-000
CEU Butantã-SP Av. Engenheiro Heitor Antonio Eiras Garcia, 1870 - Jardim Esmeralda - CEP: 05588-001
CEU Jaçanã-SP Rua Antonio Cezar Neto, 105 - Jardim Guapira - CEP: 02274-100
CEU Jd. Paulistano-SP Rua Aparecida do Taboado, s/n - Jardim Paulistano – Brasilândia - CEP: 02814-000
CEU Meninos-SP Rua Barbinos, s/n - São João Clímaco - CEP: 04240-110
CEU Pq. São Carlos-SP Rua Clarear, 141 - Jardim São Carlos - CEP: 08062-590
Edital do Processo Seletivo de Alunos para o Curso de Especialização em Informática em Saúde


Comunicamos que o Edital do Processo Seletivo de Alunos para o Curso de Especialização em Informática em Saúde será publicado em breve neste portal e com previsão de início das inscrições ainda na primeira quinzena de junho.


Coordenação Geral UAB/UNIFESP
Novos Professores UAB Unifesp tomam posse


Os novos professores concursados nas áreas de psicologia, mídias digitais e ciência da computação tomam posse até o dia 27 de fevereiro de 2013.


A UAB Unifesp e seus colaboradores parabenizam a chegada dos professores Luciano Gamez, Cícero Inácio da Silva e Felipe Mancini que chegam para contribuir com vastos conhecimentos no aprimoramento e crescimento da Educação a Distância na Unifesp.



Graduado em Psicologia pela Universidade de Lisboa (1992), o Prof Luciano Gamez é mestre em Engenharia Humana pela Universidade do Minho (1998) e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), na área de concentração em Ergonomia Cognitiva. Foi bolsista do CNPq no programa de doutorado sanduíche, tendo realizado estágio de pesquisa doutoral na École Polytechique de Montreal, no Québec. Gamez tem experiência em Planejamento, gestão e docência em Educação a Distância, produção editorial impressa (livros didáticos, manuais e cadernos de atividades) e eletrônica (objetos de aprendizagem).



Pesquisador e professor de novas mídias arte e comunicação digital o Prof. Dr. Cícero Inácio da Silva coordena o Grupo de Estudos de Software no Brasil. Foi professor na Faculdade de Arte e os estudos de Pós-Graduação em departamentos de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi professor visitante na Brown University (2005) e pesquisador visitante na Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD) de 2006 a 2010. É membro do corpo editorial da Série Software Studies da MIT Press, da revista Future Generation Computer Systems e editor da revista SoftCult Review Journal. Possui mestrado em Comunicação e Semiótica, linha de pesquisa Tecnologia da Informação, doutorado em Comunicação e Semiótica, linha de pesquisa signos e significação (com estágio de pesquisa na Brown University, EUA, apoio CAPES) e Pós-doutorado (Universidade da Califórnia, San Diego-UCSD) em tecnologias interativas, arte digital, software studies e comunicação (apoio CAPES).




O professor Dr. Felipe Mancini, doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) no Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde (2011). Mestre em Ciências pela UNIFESP no Programa de Pós-graduação em Informática em Saúde (2007). Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário São Camilo (2004). Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Estadual São Paulo (ETESP) (1997). Possui experiência no desenvolvimento e avaliação de sistemas de apoio à decisão, e implementação e aplicação de técnicas de mineração de dados e recuperação de informação.
Capacitação de tutores a distância 2013 integrando bases teóricas e práticas


Dando continuidade às ações de formação continuada dos profissionais dedicados aos cursos do Sistema UAB e com o apoio do Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC), teve iniciou em fevereiro de 2013 a capacitação dos tutores a distância, os quais fazem parte da equipe dos cursos iniciados a partir do primeiro semestre de 2013.


A equipe de capacitação está empenhada nas necessidades e na importância desse treinamento, tanto no conhecimento teórico como na prática do ambiente virtual de aprendizagem (Moodle).



Diante da importância desses profissionais, foi elaborado um planejamento mais focado nas práticas de tutoria para auxiliá-los nas atividades que desempenham diretamente com os alunos, a fim de garantir melhoria nas condições de aprendizagem e na qualidade dos cursos oferecidos pelo Sistema UAB | UNIFESP.



Os participantes envolvidos nessa capacitação possuem experiência em Educação a Distância como aluno e/ou tutor, boa fluência digital e espírito colaborativo para trabalhar em equipe.



No total devem participar dessa capacitação aproximadamente 68 tutores a distância que integram a equipe dos cursos de Especialização em: Gestão em Saúde, Saúde Indígena, Gestão em Enfermagem e Cuidados Pré-natal.


Fotos: Fotógrafo Helio Mello
O Polo de Lucas do Rio Verde divulga o curso de Especialização em Saúde Indígena


Nos dias 29 e 30 de outubro de 2012, foi realizado mais um concurso para aprovação de docente na área de Ciência da Computação – Informática para a Universidade Aberta do Brasil na UNIFESP.


O polo localizado na cidade de Lucas do Rio Verde (MT), por meio da TV Central do MT - Canal 47, divulgou em 26/10/2012 uma reportagem com as informações principais do Curso de Especialização em Saúde Indígena oferecido pela UAB Unifesp.


Vale conferir a reportagem no link: http://www.youtube.com/watch?v=Kv8k3GC4DXM.


Dentre os pontos principais foram destacados os objetivos e principais característica do curso, sua carga horária, os principais polos que oferecem o curso e os critérios de escolha que foram avaliados para que o polo de Lucas do Rio Verde pudesse contribuir na oferta deste curso.


É importante lembrar que a matéria evidencia o fato de ser o único curso da área ofertado em toda a América Latina.
Abertas inscrições para o processo seletivo : instrutores para os cursos a distância oferecidos pela ENAP


A Diretoria de Desenvolvimento Gerencial da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, informa que abriu inscrições para processo seletivo de servidores públicos federais com vistas ao cadastramento de instrutores para os cursos a distância “Gestão de Convênios para Convenentes” e “Ética no Serviço Público”, oferecidos pela ENAP.


Podem participar do processo servidores públicos federais e contratados temporários (nos termos da Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993), com atuação em órgãos públicos situados em qualquer região do País. Os interessados devem entregar, ou encaminhar via correio, até 31 de janeiro de 2013, na Secretaria Escolar da ENAP, o formulário “Ficha de Inscrição de Docente”, preenchido, acompanhado de cópia do Curriculum Vitae e cópias do diploma da titulação mais elevada e da comprovação de experiência. Em casos de documentação encaminhada via postal, vale a data da postagem para inscrição.


A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas: análise curricular e participação em Curso de Formação.
Para mais informações, consulte o edital e os anexos ( I , II e III ) do processo seletivo, no sitio www.enap.gov.br.


(fonte: www.enap.gov.br)
Professor da UNIFESP participa do 6º FÓRUM NACIONAL DE COORDENADORES UAB


Será realizado nos dias 07 e 08 de novembro de 2012, no Auditório da Capes em Brasília, o 6º FÓRUM NACIONAL DE COORDENADORES UAB.


Para participar deste Fórum, o Prof. João Vicente Cegato Bertomeu, Coordenador Adjunto da Universidade Aberta do Brasil, representará a Profa Monica Parente Ramos e a UNIFESP nas discussões, apresentação dos relatórios de atividades 2012, projeções para 2013 e toda a programação do evento.


Agenda para Download em pdf.


Dia 07 de novembro de 2012
8h - Credenciamento
9h - Abertura
Professor João Carlos Teatini de Souza Clímaco – Diretor de Educação a Distância – CAPES
Professora Denise de Paula Martins de Abreu Lima – Presidente do Fórum de Coordenadores UAB
10h - Intervalo
10h30 - Palestra e Discussão: Reconhecimentos de Cursos Superiores de Graduação
Professora Sueli Macedo Silveira – INEP/MEC
12h - Almoço
14h - DED/CAPES: Ações em 2012 e Projeções para 2013
Professor Aloisio Nonato – CGFO/DED/CAPES
Professor Jean-Marc Georges Mutzig – CGIE/DED/CAPES
Professor Marcello Ferreira – CGPC/DED/CAPES
16h - Intervalo (Coffee Break)
16h15 - Palestra: “Educação a distância: oferta, características e tendências dos cursos de Licenciatura em Pedagogia”
Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida – PUC/SP
18h - Encerramento

Dia 08 de novembro de 2012
9h - Palestra: Evasão em Cursos a Distância
Professora Wilsa Ramos – UnB
10h30 - Intervalo
10h45 - Palestra e Discussão: Institucionalização da Educação a Distâncias nas Instituições Públicas de Ensino Superior
Professora Denise de Paula Martins de Abreu Lima – UFSCAR
Professor Klaus Schlunzen Junior – UNESP
12h - Almoço
14h - Fórum de Coordenadores UAB: Apresentação do Relatório de Gestão 2012
Professora Denise de Paula Martins de Abreu Lima – Presidente de Fórum de Coordenadores UAB
Professor Silvar Ferreira Ribeiro – Vice-Presidente do Fórum de Coordenadores UAB
Professora Ilane Ferreira Cavalcante – Vice-Presidente do Fórum de Coordenadores UAB
15h - Eleições da Presidência e vice-presidências do Fórum de Coordenadores UAB para 2013
16h45 - Intervalo (Coffee Break)
17h - Apresentação do Documento com o Descritivo dos Parâmetros de Fomento do Sistema UAB
Apresentação do Guia de Orientações aos Coordenadores UAB

Professora Denise de Paula Martins de Abreu Lima – UFSCAR
Professora Maria Luísa Furlan Costa – UEM
Professor Marcello Ferreira – CGPC/DED/CAPES
18h - Encerramento
Professor João Carlos Teatini de Souza Clímaco – Diretor de Educação a Distância/CAPES
Concurso Público seleciona mais um professor para a UAB I UNIFESP


Nos dias 29 e 30 de outubro de 2012, foi realizado mais um concurso para aprovação de docente na área de Ciência da Computação – Informática para a Universidade Aberta do Brasil na UNIFESP.


A banca foi presidida pela Profa Dra. Vania D´Almeida, professora livre-docente do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP e pelos professores doutores convidados: Prof. Arlindo Flávio da Conceição do Depto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo, Prof. Cláudio Kimer do Depto de Matemática e Computação – Instituto de Ciências da Universidade Federal de Itajubá, Profa. Itana Stubiener do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do ABC , Profa Junia Anacleto do Depto de Computação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR e Prof. Valéria Sperduti Lima da Universidade Aberta do Brasil da UNIFESP.



O candidato aprovado foi o Prof. Dr. Felipe Mancini, doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) no Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde (2011). Mestre em Ciências pela UNIFESP no Programa de Pós-graduação em Informática em Saúde (2007). Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário São Camilo (2004). Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Estadual São Paulo (ETESP) (1997). Possui experiência no desenvolvimento e avaliação de sistemas de apoio à decisão, e implementação e aplicação de técnicas de mineração de dados e recuperação de informação.
Aprovado docente na área de psicologia para a UAB I Unifesp.


Nos dias 15 e 16 de outubro aconteceu no laboratório Dr. Daniel Sigulem da UAB Unifesp mais um concurso docente para a vaga de psicologia.


A banca foi presidida pela Profa Dra. Vania D´Almeida, professora titular livre-docente do Depto de Psicobiologia da Unifesp e composta pelos professsores doutores convidados: André Luis Masiero (UFSCar), Cláudia Leme Ferreira Davis (PUC SP), João Teixeira (UFSCar), Lucia Franco (UFABC) e Roberta Gurgel Azzi (Unicamp).



A banca iniciou os trabalhos conhecendo os projetos de pesquisa dos candidatos. Dentre os candidatos analisados foi aprovado o Professor Doutor Luciano Gamez , graduado em Psicologia pela Universidade de Lisboa (1992), mestre em Engenharia Humana pela Universidade do Minho (1998) e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), na área de concentração em Ergonomia Cognitiva. Foi bolsista do CNPq no programa de doutorado sanduíche, tendo realizado estágio de pesquisa doutoral na École Polytechique de Montreal, no Québec. Gamez tem experiência em Planejamento, gestão e docência em Educação a Distância, produção editorial impressa (livros didáticos, manuais e cadernos de atividades) e eletrônica (objetos de aprendizagem).


Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/5525481700316599


Palestra sobre Tecnologias voltadas para o desenvolvimento de aplicações Imersivas, Colaborativas e Interativas.



No dia 27/09/2012, durante a Semana de Informática da Fundação Educacional do Município de Assis-SP, o Prof.Dr. Marcelo de Paiva Guimarães apresentou uma palestra sobre Tecnologias voltadas para o desenvolvimento de aplicações Imersivas, Colaborativas e Interativas.


Esse trabalho envolve a busca de soluções que permitam usuários geograficamente distante trabalharem na mesma tarefa. Participaram do evento alunos do curso de Ciência da Computação e Análise de Sistemas.


Para mais informações sobre a Semana de Informática veja: http://www.fema.edu.br/index.php/apresentacaosemanainformatica.html


Professor UAB I UNIFESP apresenta trabalho em Seul.



Entre os dias 14 e 17 de outubro, o Prof. Dr. Marcelo de Paiva Guimarães irá apresentar um artigo, cujo título é: "A Software Development Process Model for Gesture-Based Interface", no 2012 IEEE International Conference on Systems, Man, and Cybernetics (IEEE SMC 2012). O evento ocorrerá em Seul,na Coréia do Sul.



O trabalho faz parte das investigações do professor no campo da descoberta de soluções de interações com computador que exigem baixo conhecimento tecnológico prévio dos usuários.



Para mais informações veja: http://www.smc2012.org/
Profissional da área de TI da UAB Unifesp, participou do MoodleMoot Brasil 2012 em setembro.



Como a grande maioria dos profissionais envolvidos com a EAD conhecem, o MoodleMoot é uma conferência dedicada aos novos conhecimentos, ferramentas e inovações desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem conhecido como Moodle.


Adalberto Simões, profissional da área de TI da UAB Unifesp participou do evento que ocorreu na Universidade Presbiteriana Mackenzie nos dias 19 a 21 de Setembro e participou de algumas palestras, minicursos e comunicações orais. Foram abordardados temas relacionados a vários eixos como Novas estratégias de uso do AVA, Moodle em domínios corporativos, Relato de Experiência do Moodle no Ensino Universitário e Ferramentas e novas aplicações, entre muitos outros palestrantes e conteúdos interessantes e de grande valia para o desenvolvimento da EAD.


O evento foi uma excelente oportunidade para compartilhar experiencias do moodle e reforçar o relacionamento com outros profissionais que trabalham com moodle no Brasil.


Professor UAB UNIFESP apresenta trabalho em Milão que envolve as discussões de ensino e aprendizagem utilizando ambientes virtuais



“Design e Avaliação de um Sistema de Realidade Virtual avançada para visualização de estruturas de Odontologia” é o título do trabalho que será apresentado nos dias 02 à 06 de setembro pelo professor da SEAD (Secretaria de Educação a Distância) e UAB UNIFESP, Prof. Dr. Marcelo de Paiva Guimarães.



Este trabalho será apresentado no VSMM (18th International Conference on Virtual Systems and Multimedia Virtual Systems in the Information Society) em Milão/Itália.  Ele apresentará  um aplicativo imersivo (3D) e interativo criado para auxiliar o ensino das estruturas dentárias. Os usuários podem interagir com o sistema por intermédio de dois tipos de dispositivos de interação gestuais: Kinect e Wii Remote.



O ambiente de multiprojeção utilizado pelo sistema é um mini-CAVE. O trabalho está no contexto de Ensino/Aprendizagem utilizando ambientes virtuais, no qual os usuários podem estar geograficamente dispersos. da Secretária de Ensino a Distância. O trabalho é uma parceria entre a UNIFESP, UFSCar, UNESP e Corollarium Tecnologia. Segue um link do video do projeto (http://www.youtube.com/watch?v=-bjMTzXQgwE).


Artigo aborda a educação a distância em saúde na UNIFESP.



“A experiência da UNIFESP na formação de trabalhadores da saúde por meio de cursos na modalidade de educação a distância (EaD)” é o título do artigo que faz parte da Coleção Temas em Saúde Coletiva – Volume 12 : As tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Desenvolvimento de Profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) publicado pelo Instituto de Saúde (IS) da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP).


O artigo foi escrito por Monica Parente Ramos e Gisele Grinevicius Garbe, respectivamente Coordenadora e Designer instrucional da UAB, como também atuam como coordenadoras da EAD na UNA-SUS.


O livro foi organizado por Maria Angela Bianconcini Trindade e apresenta artigos que abordam assuntos muito relevantes, onde podemos destacar: os desafios dos ambientes virtuais de aprendizado, o papel da mediação, registro e documentação de EaD, a formação do profissional de saúde, telemedicina, telessaúde, relatos de experiências em EaD, educação permanente, a utilização da Biblioteca Virtual em Saúde e sistemas de educação permanente. São mais de 20 autores discutindo o desenvolvimento de profissionais do SUS por meio da EaD. O livro reflete os avanços obtidos nas áreas que contribuem para estas discussões, são visões e contribuições das áreas da pedagogia, informática, mídia, comunicação, medicina, saúde coletiva, entre outras.


Para saber mais ou baixar o livro gratuitamente: http://www.isaude.sp.gov.br/index.php?cid=1275&revista_id=57


Tese de Doutorado avalia o curso de Especialização em Gestão de Enfermagem da UAB I UNIFESP.


Foi defendida, em junho deste ano, a primeira tese de doutorado que teve como objeto um curso da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UNIFESP.



A aluna Vera Lucia de Souza Alves, na obtenção de seu título como Doutor em Ciências, teve como professora orientadora a Profa. Dra. Isabel Cristina Kowai Olm Cunha – Coordenadora da Linha de Pesquisa Gestão, Gerenciamento e Educação em Saúde e Enfermagem e, como co-orientadora, a Profa. Dra. Elena Bohomol A tese intitulada: “Avaliação de curso de Especialização em Gestão em Enfermagem modalidade a distância sob a perspectiva dos discentes” aponta algumas perspectivas de avaliação do curso: a utilização do ambiente Moodle, o acolhimento dos professores e alunos pelos profissionais tutores, a adequação satisfatória dos suportes técnicos e recursos disponibilizados para as disciplinas oferecidas, entre outros pontos também importantes.


Além de abordar o panorama histórico da Educação a Distância no ensino superior brasileiro, algumas reflexões importantes foram observadas em relação aos cursos que estão associados a área da Saúde e Enfermagem na modalidade EAD. A tese demonstra que os alunos apontam a contribuição do curso de forma efetiva para a atuação profissional dos enfermeiros e também evidenciam as competências adquiridas relacionadas à gestão. A avaliação geral dos cursos foi considerada excelente e ótima pelos discentes.


Foram também abordados detalhadamente os seguintes aspectos do curso: caracterização dos discentes, local de acesso e horas de dedicação do aluno, ambiente e suporte técnico, expectativas do aluno em relação ao curso, disciplinas, coordenação, tutoria, professores, trabalhos de conclusão de curso, autoavaliação e avaliação geral.




Para conhecer a pesquisa completa:
ALVES, Vera Lucia de Souza. Avaliação de Curso de Especialização em Gestão em Enfermagem Modalidade a Distância sob a perspectiva dos discentes - Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Participe do ESUD 2012: "Educação a Distância: Semeando Cidadania".


O ESUD (Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância) é uma realização da UniRede (Associação Universidade em Rede) e acontecerá nos dias 19 a 21 de agosto. O ESUD 2012 será realizado no Centro de Convenções do Mar Hotel, em Recife, PE, MG, sob a responsabilidade de um consórcio das universidade pernambucanas formado por UFRPE, UFPE, UPE , IFPE e UFSF.


Os profissionais envolvidos e interessados em EAD, entre eles, alunos, professores, gestores, coordenadores, tutores poderão além de assistir palestras e apresentar trabalhos, participar dos grupos de discussão e dos minicursos.


O evento tem como tema “Educação a Distância: Semeando Cidadania” e cabe lembrar que a programação abordará aspectos que envolvem a EAD no campo social procurando apresentar suas potencialidades na transformação da realidade brasileira.


Para maiores informações, acesse: http://www.esud2012.com.br/
Finalizadas as aulas da Primeira Turma do Curso de Formação de Tutores por Webconferência


No dia 28 de setembro de 2011 foi realizada a última webconferência do curso. Os alunos estão em processo final de participação no fórum e também, avaliando os principais aspectos das aulas, material de apoio e conteúdos oferecidos.



O curso teve início em 13 de outubro de 2010 e foram abordados 17 temas que discutiram os aspectos mais importantes e atuais que contribuem com as discussões na Educação a Distância.


No último bloco temático foram desenvolvidos os seguintes temas: A avaliação da aprendizagem em EaD, com a profa Dra. Lucila Pesce; Auto-avaliação:contribuições para a aprendizagem do adulto, Profa Dra. Rita Lino e A comunicação e a criação/produção de materiais didáticos, Prof. Dr. João Vicente Cegato Bertomeu.


Os alunos estão concluindo as atividades do último tema e respondendo aos questionamentos que avaliam o curso, os conteúdos e diversos aspectos que irão facilitar a estratégia de oferta deste curso de capacitação para os próximos anos.


"Esta avaliação é fundamental, considerando-se tais aspectos: proporcionar um momento de reflexão ao aluno sobre as contribuições do curso para a sua formação como tutor de ead, e contribuir com o aprimoramento do curso para novas ofertas, considerando-se a visão dos alunos que vivenciaram esta experiência" afirma a profa Dra Valéria Sperduti, profa adjunta da UAB Unifesp, que participou támbém como docente do curso.


Ressaltamos o agradecimento da Profa Dra. Monica Parente, Coordenadora UNIFESP/UAB, à toda a equipe de professores e colaboradores que contribuíram no desenvolvimento de mais um curso pioneiro na universidade.


Cabe lembrar que, em breve, apontaremos aqui no site, informações para as matrículas de novas turmas.
Secretaria de Educação a Distância (SEAD) na UNIFESP


Na reunião do Conselho Universitário - CONSU de 10/08/11 foi aprovada a criação da SEAD – Secretaria de Educação Aberta e a Distância na UNIFESP.



A SEAD coordenará os assuntos associados aos projetos e as atividades que envolvem a educação a distância da universidade e terá, como secretário, o Prof. Dr. Luiz Roberto Ramos.
Professor de TI aprovado na UNIFESP/UAB


Foi aprovado, em concurso publico, no dia 17 de agosto mais um professor para compor a equipe docente da UAB na UNIFESP.



O professor Dr. Marcelo de Paiva Guimarães apresenta experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Sistemas Distribuídos e Trabalho Cooperativo. Com sua experiência nessas áreas poderá contribuir com o avanço e as discussões que envolvem a educação e os desafios que integram a Tec nologia da Informação, Educação e Comunicação. O Prof. Marcelo é graduado em Tecnologia de Processamento de Dados e tem especialização em Sistemas de Informação pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (1994 e 1996), é mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2000), fez doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2004) e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (2011).
Novo Portal UAB | UNIFESP


Diante das necessidades de divulgação e orientação aos profissionais, alunos e docentes, foi criado e desenvolvido o novo portal UAB UNIFESP.



Visando uma ação de comunicação mais efetiva, foi publicado em julho/2011 o novo portal UAB | UNIFESP. Além da facilidade do encontro de informações, o portal prioriza a objetividade na divulgação de cursos, eventos, notícias, editais de seleção de profissionais, entre outros.


Dentre as solicitações dos públicos que utilizam o portal, a principal delas é a organização das informações e o acesso rápido e completo em todas as diversidades das atividades e dos cursos UAB na Unifesp.


Foi criado o link Notícias para atualização dos principais acontecimentos que fazem parte das estratégias da UAB na universidade.


O acesso rápido às informações foi priorizar os principais links que apresentam a UAB, seus cursos, editais, a apresentação dos profissionais (equipe administrativa, docentes e técnicos), área de capacitação e localização dos pólos.


O portal também indica links de interesse, apresenta o laboratório de informática e abre o canal de comunicação com os diversos públicos (externos e internos) por meio do Fale Conosco.
Sede da UAB | UNIFESP


Um novo espaço foi alocado aos profissionais da UAB | UNIFESP




Desde 18/04/2011 a equipe da UAB | UNIFESP – docentes e administrativos - está reunida numa nova sede à rua Borges Lagoa, 758 na Vila Clementino.


O espaço integra os profissionais da área de TI, docentes, designers instrucionais e coordenação UAB num layout que visa um desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares.


Equipada com computadores de última geração e estações de trabalho projetadas para o espaço coletivo, apresenta também, além da recepção, uma sala de reuniões com câmera e equipamentos multimídia para desenvolvimento de webconferências.
Visita do Prof. Teatini na UNIFESP/UAB


O Professor João Carlos Teatini, atual Diretor de Educação a Distância (DED) da CAPES, visitou a UNIFESP/UAB para conhecer algumas comissões em desenvolvimento de cursos e apresentar também, alguns novos profissionais da CAPES.





No dia 12 de maio o Prof. João Carlos Teatini (foto 1) esteve na UNIFESP para conversar com a Comissão de Elaboração do Curso de Aperfeiçoamento "Prevenção do Uso Indevido de Drogas", coordenada pelo Prof. Elisaldo Carlini, Professor Titular do Departamento de Psicobiologia. O curso está sendo apoiado e será financiado pela CAPES.


Na foto 2, temos o Prof. Teatini em sua explanação com Marcello Ferreira e o Prof. Dr. Luiz Roberto Ramos (SEAD) respectivamente, atentos as explicações.


A visita também teve a finalidade de apresentar ao Prof. Teatini os profissionais da equipe que compõem a UAB, como também, apresentar o Prof. Dr. Luiz Roberto Ramos, Secretário de Educação a Distancia (SEAD) da UNIFESP. Neste encontro, estavam também presentes (foto 3), a equipe de professores coordenadores de cursos da UNIFESP financiados pela DED-CAPES.


O Prof. Teatini e o Coordenador de Articulação Acadêmica da DED, o físico Marcello Ferreira, tiveram, durante a visita a oportunidade de conhecer a nova sede da UAB bem como conversar com os seus docentes e técnicos. Nesta visita, o Prof. Teatini abordou algumas questões que envolvem as crescentes demandas e desenvolvimento do sistema da Universidade Aberta do Brasil, apontando caminhos inovadores e os relevantes resultados apresentados pelo sistema nos últimos anos.
Ford Ranger



Em março deste ano a CAPES doou para a UAB UNIFESP um veículo, Ford Ranger 4x4, para viabilizar a visita de coordenadores, professores e tutores, além da equipe do Nucleo UAB, aos polos de apoio presencial nos quais os cursos da UNIFESP estao sendo oferecidos.


O veiculo ainda aguarda o seguro, que esta sendo licitado para a frota de veiculos da UNIFESP, para ser "inaugurado".


Na foto, a Profa Monica Parente Ramos, Coordenadora do Sistema UAB na UNIFESP, aprova a adesivagem do automóvel com a identificação da Universidade.
Subsídios teóricos para a sua prática de EaD


A Profa. Dra. Lucila Pesce foi a webconferencista do dia 01/12/2010 e abordou de forma muito instigante o tema: Concepções de conhecimento e EAD



Prof Lucila
Profa Dra Lucila Pesce
Ela iniciou sua aula apontando os principais subsídios teóricos, com o objetivo de criar uma reflexão sobre as concepções de conhecimento (bases gnosiológicas) que suportam o desenho didático dos cursos veiculados nos ambientes digitais e os sujeitos que conhecem o “fazer” do processo da educação a distância. Justificando a necessidade da reflexão sobre essas concepções, ela destacou a importância da mediação, nos processos de aprendizagem veiculados em contexto digital.


Dentre os assuntos abordados, a discussão sobre a contribuição do Interacionismo e do Conectivismo aos cursos online pôde ser apontada como um aspecto relevante, na medida em que sinaliza como os cursos online podem ser desenvolvidos sob outras bases que não a da racionalidade instrumental (que suporta cursos massivos, que prevêem pouca interação). Dito de outro modo, o Interacionismo e o Conectivismo convidam a pensar em cursos online que partem do repertório conceitual e cultural do aluno, apostam no valor das interações em rede e respeitam o ritmo de aprendizagem dos sujeitos sociais em formação. Visando uma ação de comunicação mais efetiva, foi publicado em julho/2011 o novo portal UAB | UNIFESP. Além da facilidade do encontro de informações, o portal prioriza a objetividade na divulgação de cursos, eventos, notícias, editais de seleção de profissionais, entre outros.


O âmbito da EAD, em geral, e da UAB, em particular, tem exigido dos seus profissionais um constante aprimoramento teórico-metodológico para o planejamento, o desenvolvimento, a implantação de cursos. Nesse sentido, segundo a professora Lucila, faz-se necessário refletir sobre diversas temáticas que têm impacto direto na qualidade dos cursos veiculados em ambientes digitais. Dentre tais temáticas, a discussão sobre concepções de conhecimento pode dar novas luzes para se pensar nos rumos que se descortinam aos processos de formação, em nível superior, que se valem da modalidade de educação a distância.

Conheça mais, aqui:

- a webconferência ministrada pela profa Dra Lucila Pesce
- o curriculum da profa Dra Lucila Pesce